Parabéns ao nosso maior motivador! 15 de setembro, Dia do Cliente.

 

A construção de um bom relacionamento entre o cliente e a empresa é fundamental, os clientes devem ser reconhecidos, identificados e respondidos. Para isso acontecer, é preciso conhecer bem, saber manter a comunicação, escutar as necessidades e reconhecer a sua fidelidade. Hoje em dia, esta proximidade é uma das práticas mais comuns entre as empresas, pois o desenvolvimento de retenção de clientes está interligado a vantagens competitivas para a companhia, resultando em redução de custos devido à diminuição da rotatividade de clientes e transformando clientes inativos em ativos. O processo de relacionamento deve ser iniciado com a escolha do cliente, a identificação de suas necessidades, a definição dos serviços prestados e dispor de funcionários motivados e capacitados a atender os clientes adequadamente.

O diálogo é um dos principais caminhos para fortalecer essa relação, o cliente gosta de ser ouvido e dar opinião, por isso é necessário criar um canal direto de comunicação, seja ele por e-mail, por telefone, por site ou até mesmo nas redes sociais.